30 de outubro de 2016 - Escolhendo a Luz

ESCOLHENDO A LUZ

 

TEXTO: Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8:12 NVI)

QUEBRA-GELO: Normalmente as pessoas têm medo do escuro, mas você já teve medo de alguém acender a luz?

INTRODUÇÃO: A nossa capacidade de enxergar depende diretamente da luz. O que os nossos olhos captam, na verdade, é apenas o reflexo da luz sobre as coisas. Inclusive as cores, que são a percepção de quais espectros da luz são refletidos enquanto outros são absorvidos. O arco-íris, por exemplo, é a refração da luz em todas as suas cores através da água - um fenômeno lindo, que merece ser visto. Mas existem coisas que não queremos ver. Aquilo que nos decepciona e nos entristece. Como seria bom se nem existissem. Mas, infelizmente, a luz também é lançada sobre essas coisas. E quando alguém escolhe fazer coisas desse tipo, geralmente a fazem escondidas. A maldade precisa caminhar em oculto. Por isso, não quer a luz. Mas a Bíblia diz que não há nada escondido que não venha a ser descoberto. Uma hora ou outra, todo mundo vai saber. Não há nada melhor do que uma vida bonita, cheia de coisas boas e que não tenha nada do que se envergonhar. Por isso, precisamos manter umas coisas em nosso coração:

Jesus é a luz do mundo
Quando dizemos: a luz da sala, a luz do quarto ou a luz do banheiro; é porque cada ambiente tem a sua iluminação. E a luz que brilha num lugar não ilumina a outro. Também se espera que essa luz seja capaz de iluminar todo o seu próprio ambiente. Por isso, Jesus diz de si mesmo uma luz para iluminar o mundo inteiro. Nada vai ficar de fora dessa claridade e tudo vai ser posto à mostra. E aqui, tudo significa tudo.

Devemos andar perto da luz
Quanto mais próximo da luz, mais claro fica. Perto da luz é difícil ter sombra. Enxergando bem caminhamos melhor, em mais segurança. Deus sabe que é difícil fazemos as coisas no escuro, sem enxergar. Portanto, ele quer que nós andemos perto da sua luz. Devemos persegui-la.

Porque a luz traz consigo a vida
Sabemos que a morte se esconde na escuridão. As trevas ocultam a maldade e carregam o medo. Andar por lugares escuros não nos dá segurança. Não podemos ver o ladrão que se esconde e ninguém vê se formos atacados. Já a vida, acontece onde a luz está. A vida precisa da luz e se alimenta dela. Quando escolhemos atitudes que precisam da luz, escolhemos a vida.

CONCLUSÃO: Jesus nos dá a oportunidade de vivermos bem e em segurança. Por isso, precisamos da luz. Precisamos escolher as coisas luz. Quando nos orgulhamos das coisas que a luz pode mostrar é porque são coisas bonitas, refletem as cores da vida. Não deixe espaço para as coisas da escuridão na sua vida. Não tente lançar sombra sobre coisas que precisam ficar escondidas. Livre-se de tudo o que traz vergonha. Faça a opção pela luz. Se é isso que você quer, vamos orar.

 


webmail | admin

© Copyright 2013 Todos os direitos reservados.