06 de novembro de 2016: " Com outros olhos"

 

Tema: "Com outros olhos"

Quebra-gelo: Você já procurou algo e depois percebeu que estava bem a sua frente o tempo todo (óculos na cabeça, celular na mão, chaves)?

Texto Bíblico: Gênesis 21.14-21; II Coríntios 4.3-4.

Introdução:
Ter a visão é algo maravilhoso. Poder ver as coisas nitidamente é um grande privilégio, no entanto, com o passar do tempo muitos já não tem tanta facilidade assim de enxergar e passam a usar óculos para poder reparar este problema. Existem casos em que pessoas perdem totalmente a visão e chegam a ficar cegas. A perda desta "visão natural" não é tão prejudicial quanto a perda da "visão espiritual".
Existe uma cegueira chamada: cegueira espiritual, esta sim pode nos destruir, e ela é com certeza muito pior do que qualquer tipo de cegueira. Hagar (Gn.21) está sofrendo deste mal por causa dos grandes problemas que está enfrentando. Assim como Hagar muitas vezes nos tornamos cegos diante de situações em nossas vidas. Até começamos bem, mas, com o passar do tempo e com o aumento das lutas vamos perdendo a visão espiritual e muitas vezes ficamos cegos, não enxergando soluções e direções para nossas vidas.
Quando passarmos por problemas, ou quando percebermos que estamos sofrendo desta cegueira espiritual devemos nos lembrar:

1.    Existe uma saída para sua dificuldade. (V.15)
Hagar está cega, por isso não encontra a saída. Depois que a água que está em suas mãos acaba ela decide desistir. Algumas vezes depositamos cegamente nossa confiança naquilo que temos nas mãos (bens, conhecimento, pessoas, etc.), nos tornamos cegos para aquilo que Deus pode fazer. Não faça isso! Deus pode fazer muito por você. Talvez seus olhos ainda não estejam vendo, mas existe uma saída para sua dificuldade. Confie no Senhor.

2.    Não abra mão das coisas que ama. (V.16 e 18)
O filho para Hagar tinha muitos significados: companhia, família, relacionamento, sustento, promessa de Deus (Gn.16.10-12). Ela está abrindo mão de tudo isso por não ver saída. Quando estamos cegos, abrimos mãos de coisas que para nós foram valiosas em outros tempos: casamento, família, filhos, sonhos e até mesmo a própria fé. Não abra mão disso! Deus vai fazer você enxergar novamente o valor destas coisas. Ele vai te dar condições de recuperá-las se você já as deixou. Abra os olhos, não abra mão! 

3.    A provisão já está a sua frente. (V.19)
Quando os olhos de Hagar são abertos, ela passa a enxergar um poço. O poço sempre esteve ali, Hagar é que não conseguia enxergar. Sua provisão estava o tempo todo na sua frente. Deus já preparou uma saída para seu problema, Ele tem uma solução para sua dificuldade, e o melhor é que já está a sua frente, basta você enxergar agora. Abra os olhos e veja a provisão de Deus a sua frente.

Conclusão:
Quando os olhos de Hagar são abertos tudo muda a sua volta, ela toma seu filho de volta nos braços e passa a ver a situação com "outros olhos". Você gostaria de ter seus olhos abertos por Deus? Gostaria de enxergar uma solução e não abrir mais mão das coisas que ama? Quer que Jesus toque seus olhos nesta hora? Levante a mão, vamos orar.


webmail | admin

© Copyright 2013 Todos os direitos reservados.