21 de novembro de 2016 - Você é cooperador de Deus?

Tema: Você é cooperador de Deus? 

Texto Base: I Co. 9.23

Quebra gelo: Providencie um ou dois tijolos e inicie a ministração com ele(s) nas mãos depois pergunte se há alguém disposto a cooperar com você segurando por um tempo aquele tijolo que representa o “Reino de Deus”, depois começa o revezamento entre os membros e visitantes da célula até o final da ministraçãoO que significa ser cooperador? Ser cooperador significa trabalhar a favor de uma causa, ao lado de alguém. O Espirito Santo é o agente da salvação, Ele convence o homem da necessidade da salvação e da verdade do evangelho, nós somos então cooperadores dEle, para que as multidões alcancem a salvação.

Ainda vemos boa parte do mundo que ainda não conheceu a Jesus e é por isso que pregamos o Evangelho. O Evangelho são boas notícias, boas novas. Não estamos levando as pessoas a mudarem de religião, não é uma mudança na cabeça, mas de domínio, do domínio das trevas para o domínio da luz.

A Palavra diz que somos cooperadores de Deus e nosso sonho é ver a nossa cidade aos pés do Senhor, para que o domínio seja reconhecido.  Podemos viver aqui como Paulo: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo”. A nossa caminhada é essa paixão pelo Senhor é sermos cooperadores dele para a extensão do Reino. O sonho de Deus é que cada um de nós seja cada vez mais apaixonados por Jesus. Quando a pessoa se converte, recebe a Jesus, e, então, Ele passa a viver nela. 

Hoje Deus lhe dá uma missão: ela tem uma história, tem um antes, um agora e vai ter um depois. Uma missão assumida com amor, você é um cooperador de Deus! Sem você o Senhor não conseguiria realizar aquilo Ele que designou. Ele precisa de você!

Temos que anunciar Jesus, o nosso Salvador! Temos que ter a coragem de anunciá-Lo, você é um cooperador de Deus. Missão dada é missão cumprida!

O que é missão? Essa palavra,  quer dizer "envio". Deus nos envia com um propósito, muitas vezes, não entendemos, mas Ele não nos manda por acaso, nos manda porque confia em nós e sabe que somos Seus cooperadores.

Quando Deus o envia é porque Ele quer ir. Enviou a Palavra e tudo se fez, o Verbo de Cristo foi enviado, pois quer estar ao lado do povo.

Diga: “Eu sou um cooperador de Deus!”

Ser um cooperador de Deus é algo digno de nos encher de alegria. Não fique parando nos pontos que o atrapalham! Dê um passo animado, pois você é um cooperador da obra de Deus! Não tenha medo, não olhe para os seus pecados, não olhe para suas complicações, seja um cooperador.

Você é um enviado e é responsável por mostrar aos demais que Deus está vivo!

Vamos refletir sobre três aspectos :

 

 Cooperar na obra de Deus.

"Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus" (João 3,21).

Nós somos chamados a participar da implantação da obra de Deus na Terra, nós temos que viver com o pensamento no céu, mas com os pés na Terra. Cooperar com o Altíssimo é ser a fonte, precisamos gritar para as pessoas que Deus é a voz. Deus quer usar você, Ele quer que você seja o embaixador, a voz d'Ele para o mundo. Não tenha medo de se comprometer por Deus Pai, pois a verdade se chama Jesus Cristo!

No barco da Igreja nosso comandante é Cristo

 

 1- Sincronia:

III João 1.8 “Portanto aos tais devemos acolher, para que sejamos cooperadores da verdade”.

A primeira lição que aprendemos com os remadores é sobre Sincronia.

Na obra de Deus precisamos aprender a remar junto com nosso irmão e respeitar o ritmo do nosso próximo. Não podemos pensar que vamos conseguir chegar ao destino sozinhos. É preciso união e mútua colaboração.

É preciso nos unirmos em oração. A oração é uma arma poderosa! Ela tem poder de trazer a existência as coisas que não existem. O segredo do crescimento e da saúde das multuidões está na oração.

• A oração abre portas (Ap 3.8)

• A oração rompe cadeias (At 12.5-7)

 

Aprenda a remar com o seu irmão!

2-  cooperar na Força:

Filipenses 4.3 “E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida”.

A segunda lição que aprendemos com os remadores é sobre Força.

Como os remadores que deviam que precisavam colocar toda sua força no remo, também devemos remar com mais vontade para fazer a obra de Deus (Mateus 11.12). Não seja fraco! Se esforce mais um pouco e conte com ajuda de seus companheiros na obra de Deus.

  • Cooperar com o tempo (Ef 5.15-17)
  •  Cooperar com a disposição (Is 6.8)

Se esforce e faça o melhor para Deus!

 

– Cooperador na linguagem (Sf 3.9)

A palavra “Evangelho” significa “Boas Novas”; preste atenção que são “Boas e não Más novas”. Somos os escolhidos de Deus para sermos os anunciadores do evangelho conservando uma linguagem de vitória e de fé. Não mais emprestaremos nossa boca para o diabo, confessaremos as palavras do trono de Deus.

  • Uma linguagem de amor e aceitação (Jo 3.16; 1Jo 4.16)
  • Uma linguagem de conquista (Rm 1.16; Fp 4.13)
  • Uma linguagem de fé (Hb 10.38)

.

-CONCLUSÃO:

Colossenses 4.11 “...os meus cooperadores no reino de Deus; os quais têm sido para mim uma consolação”. Somos apenas remadores! Mas o barco precisa de cada um de nós. Antes tínhamos sido condenados pelo pecado (Romanos 6.23), mas agora temos uma missão de levar a Palavra de Deus para todos que precisam de salvação. Se você está desanimado na obra de Deus, volte a remar e aprenda a seguir o ritmo da Sincronia com seus irmãos. Peça a Deus que te dê forças para continuar e não desista. Também aprenda a ser mais humilde e Submisso. O barco da Igreja não pode parar. Continue remando!

Esse é o tempo da igreja unir-se em um só propósito e uma só linguagem. Devemos utilizar todos os nossos recursos para que o reino cresça e se multipliquem as bençãos de Deus sobre nós. Ou sou cooperador ou sou atrapalhador (Mt 12.30)!

Para os que são cooperadores há uma promessa sobrenatural, aqueles que servem a Deus estão em sua lembrança (Ml 3.16; Hb 6.10).

Não pare de remar


webmail | admin

© Copyright 2013 Todos os direitos reservados.